Essa Obra é de Deus!

Essa Obra é de Deus!

SEJA PARCEIRO DESTE MINISTÉRIO

PRECISAMOS DE AJUDA
AJUDEM A MANTER ESTE TRABALHO

BANCO DO BRASIL
AG: 2039-7
CC: 10865-0
Gilson de Jesus Santos

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Reprovação Divina

Palavra do Reverendo:
A Igreja que Jesus não aprova
(Apocalipse 22:15) – "fora ficam os cães, os que praticam feitiçaria, os que cometem imoralidades sexuais, os assassinos, os idolatras e todos os que amam e praticam a mentira".
1. A QUE ABANDONA O PRIMEIRO AMOR:


(Apocalipse 2:4) – "Contra você, porém, tenho isto: VOCÊ ABANDONOU O PRIMEIRO AMOR". Isto se refere ao primeiro e profundo amor e dedicação que os efésios tinham por Cristo e sua Palavra. (João 14:15,21) – "15Se me amardes, guardareis os meus mandamentos".21Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele". (João 15:10) – "Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor".

O PRIMEIRO AMOR: Aquele amor por Cristo e pela família dos cristãos que tinham no início da vida cristã; o amor original, puro, fervoroso e alegre. (1 Coríntios 13) – "1Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine. 2E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. 3E ainda que distribuísse todos os meus bens para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. 4O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, 5não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; 6não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; 7tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 8O amor jamais acaba; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;
9porque, em parte conhecemos, e em parte profetizamos; 10mas, quando vier o que é perfeito, então o que é em parte será aniquilado. 11Quando eu era menino, pensava como menino; mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. 12Porque agora vemos como por espelho, em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei plenamente, como também sou plenamente conhecido. 13Agora, pois, permanecem a fé, a esperança, o amor, estes três; mas o maior destes é o amor".

(1) Esta advertência nos ensina que conhecer a doutrina correta, obedecer a alguns dos mandamentos e ir aos cultos na igreja não bastam. (Mateus 5:17) – "Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir". A igreja deve ter, acima de tudo, amor sincero a Jesus Cristo e sua Palavra como um todo (2 Coríntios 11:3) – "Mas temo que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos entendimentos e se apartem da simplicidade e da pureza que há em Cristo". Conforme (Deuteronômio 10:12) – "Agora, pois, ó Israel, que é que o Senhor teu Deus requer de ti, senão que temas o Senhor teu Deus, que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao Senhor teu Deus de todo o teu coração e de toda a tua alma".

(2) O amor sincero a Cristo resulta em devoção (ato de dedicar-se ou consagrar-se; dedicação íntima) sincera a Ele, em pureza de vida e em amor à verdade. (2 Coríntios 11:3) – "Mas temo que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos entendimentos e se apartem da simplicidade e da pureza que há em Cristo". Ver (Mateus 22:37,39) – "37Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento.
39E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo". (João 21:15) – "Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes? Respondeu-lhe: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeirinhos".

2. A QUE SEGUE ENSINOS DE FALSOS PROFETAS:

(Apocalipse 2:14) – "Entretanto, algumas coisas tenho contra ti; porque tens aí os que seguem a DOUTRINA DE BALAÃO, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, introduzindo-os a comerem das coisas sacrificadas a ídolos e a se prostituírem".

DOUTRINA DE BALAÃO: O ensinamento básico de Balaão era confundir assuntos espirituais e morais com interesses materiais.

Balaão foi um falso profeta que vendeu seus serviços a um rei pagão, e que o aconselhou a seduzir Israel a comprometer sua fé por meio da idolatria e imoralidade. (Número 22:5,7) – "5 Ele enviou mensageiros a Balaão, filho de Beor, a Petor, que está junto ao rio, à terra dos filhos do seu povo, a fim de chamá-lo, dizendo: Eis que saiu do Egito um povo, que cobre a face da terra e estaciona defronte de mim. 7Foram-se, pois, os anciãos de Moabe e os anciãos de Midiã, com o preço dos encantamentos nas mãos e, chegando a Balaão, referiram-lhe as palavras de Balaque. (Número 25:1-2) – "1Ora, Israel demorava-se em Sitim, e o povo começou a prostituir-se com as filhas de Moabe, 2pois elas convidaram o povo aos sacrifícios dos seus deuses; e o povo comeu, e inclinou-se aos seus deuses". (Número 31:16) – "Eis que estas foram as que, por conselho de Balaão, fizeram que os filhos de Israel pecassem contra o Senhor no caso de Peor, pelo que houve a praga entre a congregação do Senhor". (2 Pedro 2:15) – "Os quais, deixando o caminho direito, desviaram-se, tendo seguido o caminho de Balaão, filho de Beor, que amou o prêmio da injustiça".

A doutrina de Balaão refere-se, portanto, a mestres e pregadores corruptos que, em Pérgamo, levavam suas congregações à transigência fatal com a imoralidade, o mundanismo e as falsas ideologias; tudo por amor à promoção pessoal ou vantagem financeira. Segundo parece, a igreja em Pérgamo tinha mestres que ensinavam ser a fé salvífica em Cristo compatível com a prática da imoralidade.

3. A QUE TOLERA FALSOS PROFETAS NO SEU SEIO:

(Apocalipse 2:20) – "Mas tenho contra ti que toleras a mulher JEZABEL, que se diz profetisa; ela ensina e seduz os meus servos a se prostituírem e a comerem das coisas sacrificadas a ídolos".

Um pecado prevalecente na igreja de Tiatira era a tendência de tolerar o pecado, a iniquidade o ensino anti bíblico entre seus líderes. João cita uma pessoa específica: Jezabel, nome este derivado da Jezabel do A.T. e que representa a idolatria e a perseguição aos santos.
(1 Reis 19:1-3) – "1Ora, Acabe fez saber a JEZABEL tudo quanto Elias havia feito, e como matara à espada todos os profetas. 2Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se até amanhã a estas horas eu não fizer a tua vida como a de um deles. 3Quando ele viu isto, levantou-se e, para escapar com vida, se foi. E chegando a Berseba, que pertence a Judá, deixou ali o seu moço".

JEZABEL: Uma referência simbólica a Jezabel, esposa de Acabe, rei de Israel (1 Reis 16:31). Pressionou o marido a abandonar a Deus e a apoiar o culto a Baal. Era filha de Etbaal, rei dos sidônios. Esta princesa introduziu no reino da Samaria a forma siríaca do culto a Baal, a Astarte, e a outras divindades fenícias.
Alguns em Tiatira provavelmente aceitaram os falsos mestres, pelo fato de falarem em nome de Deus e terem grande popularidade e influência. Cristo condena o pecado da transigência com o erro. Devemos rejeitar qualquer preletor que coloca suas próprias palavras acima da revelação bíblica (1 Coríntios 14:29) – "E falem os profetas, dois ou três, e os outros julguem". e declara que Deus aceita, na igreja, a quem comete atos imorais, participando dos prazeres pecaminosos do mundo. Alguns, na igreja, costumam tolerar tais falsos ensinos, por indiferença, medo de confronto, amizade pessoal ou pelo desejo de paz, harmonia, auto promoção ou dinheiro. Deus excluirá tal igreja, juntamente com os seus líderes (Apocalipse 2:20-23 – "20 Mas tenho contra ti que toleras a mulher Jezabel, que se diz profetisa; ela ensina e seduz os meus servos a se prostituírem e a comerem das coisas sacrificadas a ídolos; 21e dei-lhe tempo para que se arrependesse; e ela não quer arrepender-se da sua prostituição. 22Eis que a lanço num leito de dores, e numa grande tribulação os que cometem adultério com ela, se não se arrependerem das obras dela; 23e ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que esquadrinha os rins e os corações; e darei a cada um de vós segundo as suas obras". Ver também (Lucas 17:3-4) – "3Tende cuidado de vós mesmos; se teu irmão pecar, repreende-o; e se ele se arrepender, perdoa-lhe. 4Mesmo se pecar contra ti sete vezes no dia, e sete vezes vier ter contigo, dizendo: Arrependo-me; tu lhe perdoarás".

4. A QUE PARECE ESTAR VIVA, MAS É MORTA:


(Apocalipse 3:1) – "Ao anjo da igreja em SARDES escreva: Estas são as palavras daquele que tem os sete espíritos de Deus e as sete estrelas. Conheço as suas obras; você tem fama de estar vivo, MAS ESTÁ MORTO".

SARDES: O centro de culto a Cibele, deusa de religião de mistério, cuja imoralidade e degeneração eram notáveis.
MAS ESTÁ MORTO: A igreja tinha o conceito de ser próspera espiritualmente por causa do início notável que a obra tivera. Mas Deus a analisa agora como sendo espiritualmente fria e insensível.
A igreja de Sardes estava espiritualmente morta, e somente uns poucos membros permaneciam fiéis ao evangelho. Exteriormente, parecia viva e ativa, tinha uma reputação de sucesso e espiritualidade. É possível que tivesse uma forma impressionante de adoração, mas não o verdadeiro poder e retidão no Espírito Santo. Jesus, no entanto, via os seus corações.
5. A QUE É MORNA:
(Apocalipse 3:15-16) – "Conheço as suas obras, sei que você não é frio nem quente. Melhor seria que você fosse frio ou quente! Assim, porque você é morno, não é frio nem quente, estou a ponto de VOMITÁ-LO da minha boca".
VOMITÁ-LO: Perto de Laodicéia havia fontes de água mineral morna e emética (que provoca vomito), que o viajante sedento rejeitaria com nojo. Este é o desgosto que Cristo sente para com uma igreja espiritualmente morna. Qualquer outra condição espiritual seria mais promissora. Esta é a descrição da condição espiritual da igreja de Laodicéia.
(1) A igreja morna é aquela que transige com o mundo e, em comportamento, se assemelha à sociedade ímpia ao seu redor; professa o cristianismo, mas, na realidade, é espiritualmente "desgraçada e miserável". (Apocalipse 3:17-18) – "17Porquanto dizes: RICO SOU, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um coitado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; 18aconselho-te que de mim compres OURO REFINADO NO FOGO, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio, a fim de ungires os teus olhos, para que vejas".

RICO SOU: A igreja local da cidade rica já abraçara a acomodada atitude prevalecente da soberba das riquezas. Imaginava que possuía grandes riquezas espirituais e virtudes cristãs. As riquezas materiais produzem uma conformidade fatal com os padrões morais mundanos. Conforme (Oséias 12:8) – "Diz Efraim: Certamente eu me tenho enriquecido, tenho adquirido para mim grandes bens; em todo o meu trabalho não acharão em mim iniquidade alguma que seja pecado".

OURO REFINADO NO FOGO: Simboliza a verdadeira riqueza celestial, sem mácula nem tristeza. (Lucas 12:21) – "Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus".

(2) Cristo faz a esta igreja uma séria advertência no tocante ao seu julgamento contra a mornidão espiritual. (Apocalipse 3:15-17) – "15Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; oxalá foras frio ou quente! 16Assim, porque és morno, e não és quente nem frio, vomitar-te-ei da minha boca. 17Porquanto dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um coitado, e miserável, e pobre, e cego, e nu".
(3) Cristo faz também um convite sincero para que se arrependa e seja restaurada a uma posição de fé, justiça, revelação e comunhão. (Apocalipse 3:18-19) – "18Aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio, a fim de ungires os teus olhos, para que vejas. 19Eu repreendo e castigo a todos quantos amo: sê pois zeloso, e arrepende-te".

(4) Nesta era de igreja morna, firmes são as promessas de Cristo às igrejas vencedoras. Ele virá a elas com bênçãos e no poder do Espírito Santo (Apocalipse 3:20-22) – "20Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. 21Ao que vencer, eu lhe concederei que se assente comigo no meu trono. 22Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.), e abrirá uma porta para que possam glorificar o seu nome e proclamar o evangelho eterno. (Apocalipse 3:8) – "Conheço as tuas obras (eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, que ninguém pode fechar), que tens pouca força, entretanto guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome".

BIBLIOGRAFIA UTILIZADA:

BÍBLIA - Nova Versão Internacional (NVI)
BÍBLIA - De Estudo Pentecostal (BEP)

Rev. Gilson de Jesus
Assembléia de Deus Austin - Pb

Nenhum comentário: